Notícias e publicações

Ibama cria grupo de trabalho para hidrelétricas

Por Luciano Costa
O Ibama criou, nesta semana, um Grupo de Trabalho voltado exclusivamente para a avaliação ambiental de hidrelétricas. Diretamente vinculado à diretoria de licenciamento ambiental, o GT foi oficializado por portaria assinada pelo presidente do órgão, Abelardo Bayma, e publicada no Diário Oficial da União.
O texto da portaria cita "a necessidade de fortalecimento das equipes técnicas que atuam com licenciamento ambiental de aproveitamentos hidrelétricos" e "os prazos legais estabelecidos para as análises" como alguns dos motivos que levaram à criação do grupo.
Entre as atribuições da nova equipe, está a análise e avaliação tácnica dos procedimentos de licenciamento e de outras autorizações complementares demandadas pelos projetos, como supressão de vegetação e colheta de fauna.
A equipe do GT é constituída de analistas ambientais do Ibama, em sua sede, e de profissionais das superintendências do órgão nos Estados. A gestão da equipe fica a cargo Coordenação Temática de Licenciamento de Hidrelétricas do Ibama.
Diretoria
O órgão também promoveu nesta semana alterações em sua diretoria de licenciamento, que foi assumida por Gisela Damm Forattini. Formada em Engenharia Civil (UFES), a profissional é mestre em Ciências na área de Recursos Hídricos e Saneamento (COPPE/UFRJ) e pós-graduada em Limnologia e Manejo de Represas (USP/São Carlos).
Forattini foi diretora de Controle Ambiental do Ibama, Coordenadora técnica do Projeto GEF/ANA para o Pantanal e Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai e Coordenadora Adjunta do Proágua Semi-Árido (MMA). Foi também, por 5 anos, superintendente de Fiscalização da Agência Nacional de Águas (ANA), e ainda chefe de Gabinete substituta e diretora substituta da agência. A servidora trabalha há 27 anos na área de Meio Ambiente e da Gestão Integrada dos Recursos Hídricos.
Fonte: Jornal da Energia
Voltar a listagem