Notícias e publicações

Como a Energia elétrica chega às nossas casas?

Danielle M. Bohnen
Nada seria sem ela! O mundo se move a partir dela, a maioria dos equipamentos que são fabricados tem a energia elétrica como principal fonte para o seu funcionamento. Quando acendemos uma luz, ligamos a televisão ou o rádio, quando o despertador toca para nos acordar, nem nos damos conta de que nada disso seria possível se não fosse pela energia elétrica.
A energia elétrica pode ser gerada de diversas formas, como pela força dos ventos, os raios solares e até pela biomassa, entre outras. Mas, a hidrelétrica é principal fonte de energia utilizada no Brasil,  mais de 90% do total, pois o país conta com uma grande quantidade de rios em seu território.
As hidrelétricas são basicamente uma barragem construída no meio de um rio, criando desnível entre as quantidades de água antes da barragem, que é maior e, depois dela, menor. Forma-se uma cachoeira quando a correnteza passa de um nível ao outro, a queda da água determina o aproveitamento de geração da eletricidade, quanto maior a vazão de água, maior é esse aproveitamento. Por isso a variação de aproveitamento está sujeita às quantidades de chuva, pois em tempos de estiagem o nível do rio tende a baixar, o que prejudica a geração de energia. A energia hidráulica obtida através da força da água é transformada em energia mecânica, quando a água passa por uma turbina e a faz girar, depois, através de um gerador é transformada em energia elétrica. Esta energia é transmitida para as linhas de transmissão que são conectadas à rede de distribuição que conduz através de fiação, postes, cabos e transformadores, a energia elétrica para as residências.
Qual o sistema de medida para energia elétrica?
A forma de medida utilizada para energia Elétrica é a Watt-hora, com a sigla Wh.

 

K  
quilo 
mil
KWh
M
mega
milhão
MWh
G    
giga
bilhão
GWh
T    
tera
trilhão
TWh

 

 


Voltar a listagem