Notícias

Fazendo música com Alta Tensão
A Bobina de Tesla é equipamento gerador de alta voltagem e frequência, criados pelo cientista Nikola Tesla.
As bobinas de Tesla são adequadas para modulação de áudio, por causa de seu alto nível de controle sobre o funcionamento sistema, Há muitas maneiras de modular com utilizando-se a SSTC - solid state tesla coil – (estado sólido da bobina de Tesla).
Existem dois tipos de SSTC, aquele em que se produz uma saída continua de faíscas e outro em que as faíscas são produzidas várias vezes com intervalo entre elas. Para produzir áudio, o primeiro tipo é o ideal.
A quantidade de energia gerada na saída de faíscas, chamada de plasma, modula o volume do plasma. Dessa forma, mudando o tamanho do plasma faz com que a expansão/ relaxamento do ar ambiente do plasma produza ondas sonoras.
Normalmente, uma bobina produz faíscas 120 vezes por segundo, mas é possível escolher a frequência que desejar. Portanto, é possível fazer com que as faíscas tenham uma frequência igual a de cada nota musical.
Para controlar a sucessão de notas, usa-se um micro-controlador. Trata-se de um programa que pode ser escrito a fim de abarca uma grande gama de frequências contínuas, teremos as notas musicais tais como as conhecemos.
O resultado disso podemos ver com experimentos feitos ao redor do mundo.
Confira o tema de “Os Caça Fantasmas” aqui.
Fontes:
http://stevehv.4hv.org/MusicalSSTCs.htm
http://hypescience.com/video-incrivel-a-guitarra-de-tesla/
http://www.tafixe.com/2010/10/22/videos/a-guitarra-de-tesla.php