Notícias

Tenha cuidado com as instalações de energia elétrica na sua casa

Por Danielle Bohnen

O principal cuidado que se deve tomar com energia elétrica são os curtos-circuitos que podem causar acidentes graves e incêndios. Para evitar esse tipo de problema devemos ficar atentos com a qualidade do material utilizado no sistema elétrico que instalamos na nossa casa e devemos tomar cuidado com emendas e ligações equivocadas, além de prestar muita atenção aos muitos aparelhos ligados numa mesma tomada, o que leva a uma sobrecarga. Manter o disjuntor em pleno funcionamento e importante, pois ele é responsável por proteger as instalações elétricas quando ocorre uma sobrecarga, pois corta a corrente nesses casos. Para isso deve-se utilizar o disjuntor correto para cada intensidade de corrente.

© Max Wanger/Corbis

A atenção deve ser redobrada quando há animais e crianças no domicílio. Os pais devem procurar fechar as tomadas com o protetor de segurança e manter as condições elétricas dos equipamentos da forma como é recomendado pelo fabricante. Lembrando que o choque elétrico é uma descarga de energia que pode causar danos no organismo, queimaduras e morte.

Nunca faça “gambiarras” ou mexa nas instalações elétricas com a chave geral ligada, além disso se você não entende do assunto, procure um profissional eletricista, ele sabe o que fazer em cada caso. Nunca instale antenas próximo a redes elétricas nem segure-a se ele cair, você pode levar um choque. 

Conscientize as crianças dos perigos de empinar pipas perto de terminais, postes e redes elétricas, a eletricidade é conduzida pelo fio da pipa atingindo a pessoa que estiver segurando. Nunca construa ou reforme perto de redes elétricas, pois matérias para esse fim são condutores de energia elétrica e podem causar sérios acidentes. 

Não deixe nada estragar seu Natal

Cuidados nessa época do ano tornam-se extremamente necessário devido ao grande número de enfeites e luzes natalinas na cidade e nas residências. Podemos ter uma bela decoração com luzes e enfeites que se movem sem abrir mão da segurança. Fique atento na potência eétrica do produto, em Watts (W). Quanto mais tempo as luzes ficarem acesas maior serão os riscos de choques e incêndios, além do aumento na conta de luz.

© Pietro Canali/Grand Tour/Corbis

Para evitar problemas de choque e incêndios que dá um final trágico às festas de fim de ano, fique de olho na qualidade dos produtos adquiridos, procure se o produto é aprovado pelo Instituto Nacional de Qualidade Industrial, o Inmetro. Instale os enfeites de forma segura da mesma forma que é feita a instalação elétrica, tendo os mesmo cuidados. 

Não troque lâmpadas queimadas com o enfeite ligado à tomada. Procure não deixar o produto à mercê de chuva. Tome cuidado com crianças e animais domésticos, mantenha a instalação fora do alcance deles. Cuidado para não instalar o conjunto de lâmpada próximo a materiais metálicos e pontiagudos. É importante verificar e corrigir problemas com aquecimento.

Em caso de prédios e residências que demandam mais energia, contrate engenheiro eletricista especializado. Cuidado para não sobrecarregar tomadas com mais de um aparelho ligado a ela.

Evite choque e incêndios instalando as luzes e enfeites em lugar seguro, longe de outras instalações elétricas.